Quem será o próximo governador/presidente ?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Guia para o bom uso da internet está disponível gratuitamente


Que a internet e as novas tecnologias revolucionaram os meios de comunicação, todo mundo já sabe. Mas a facilidade proporcionada por uma infinidade de recursos como o e-mail, chats, fóruns, blogs, rede de relacionamentos, compartilhamento de arquivos, dentre outros, não apresenta apenas pontos positivos.

Quem nunca teve seu computador infectado por um vírus? E o que fazer diante de problemas mais graves, como, por exemplo, se alguém descobre sua senha de acesso online ao banco? Ou ainda, como você faz para saber se os seus filhos conversam com pessoas perigosas em chats?
Para evitar situações como estas, três advogados de Curitiba criaram uma cartilha para que educadores, pais e filhos, saibam fazer o bom uso da internet e se previnam contra ações de pessoas que usam a rede para a prática dos mais variados crimes.
Antônio Carlos Mariani,Guilherme Guimarães Rocha Pereira dos Santos e Helio Augusto Camargo de Abreu elaboraram o Guia Prático para o Bom Uso da Internet após observarem o crescimento dos crimes praticados pela rede e dos perigos que os jovens são expostos cada vez mais.
“O adolescente começa a mudar de comportamento a partir de uma faixa etária. Então, muitos pais compram computadores, dentre outros equipamentos tecnológicos, pensando que ficarão mais tranquilos, mas na realidade seus filhos ficam expostos a um mundo perigoso”, afirma Helio Camargo.
Ele conta que o objetivo principal deste material é ensinar os jovens, pais e educadores a lidar com a tecnologia de forma simples e segura. “Queremos conscientizá-los também das implicações jurídicas consequentes do mau uso da rede, as formas de ataque ao computador e ainda, dicas de prevenção”, explica.
Para o advogado, que sempre viu a orientação pela consequência que os delitos causam, muitos pais e educadores não sabem orientar seus filhos e alunos porque falta conscientização. “A partir do momento em que os alunos têm aulas em laboratório com acesso à internet, a escola tem obrigação de alertá-los sobre a segurança e sobre o que é permitido acessar durante a aula”, explica.
“A internet não é um mundo sem leis, como muitos ainda pensam”, ressalta Camargo. Ele conta que o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de diversas legislações, preveem crimes de internet, quando poucos têm conhecimento e acham que não serão punidos.
O advogado informa que muitas empresas já mudaram o tipo de contrato feito para seus funcionários, com cláusulas a respeito da segurança da informação que é tratada no trabalho. “Se o funcionário der outra finalidade para informações que são sigilosas, sobre a empresa, ele poderá ter problemas”, avisa.
Além de ter sido elaborado a partir de implicações jurídicas, o Guia Prático para o Bom Uso da Internet recebeu a colaboração de especialistas em educação. “As escolas precisam conscientizar seus alunos, da mesma maneira que os pais precisam orientar seus filhos”, explica.
O advogado também promove palestras de conscientização em escolas. “Com a palestra, a intenção é prevenir os jovens dos perigos causados pela internet, além de divulgar o acesso gratuito do Guia”, informa Camargo.
Para quem tiver interesse na palestra, o telefone para contato é o (41) 3335-5577 ou (41) 9976-1166. O Guia Prático para o Bom Uso da Internet está disponível gratuitamente em http://www.marianiesantos./com.br/guia_internet.pdf

fonte : http://diariodeumaprofessorinha.blogspot.com/2009/06/guia-para-o-bom-uso-da-internet-esta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário